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Experiência do cliente: essencial para todos os negócios

13 de outubro de 2022CDL Petrolina

Investir na experiência do cliente é mais importante do que nunca para todos os portes de negócios. No momento atual pós-pandemia, as empresas que geram boas experiências para os clientes têm conseguido 40% mais receitas do que as que não fazem este tipo de investimento. Por outro lado, cerca de 80% dos clientes escolhem mudar para os concorrentes quando passam por mais de uma experiência ruim com alguma marca. Os dados foram apresentados por Fábio Carvalho, diretor de Supply Chain da Printi, empresa que surgiu com o intuito de gerar personalização de produtos e, consequentemente, agregar na experiência do consumidor.

“São vários os segmentos que favorecem a experiência de um cliente, e a personalização é um deles. Hoje, é difícil se destacar como marca frente a ampla concorrência existente, por isso, impactar consumidores visualmente é uma das maneiras de alcançar esse objetivo”, afirma Fábio Carvalho, que participou da Feira do Empreendedor de 2022 ontem (10), evento organizado pelo Sebrae.

Além de impactar o cliente, a personalização gera reconhecimento de marca, positivo ou negativo, e ainda postagens nas redes sociais dos clientes. “É um investimento barato, se comparado a outros, e que traz um excelente retorno”, exemplifica o diretor da Printi.

Segundo o especialista, são fatores que vão gerar uma experiência positiva no cliente:

  • Ter um site otimizado;
  • Colaboradores com instrução e treinamento para agilizar os processos;
  • Dar voz aos clientes e atendê-los rapidamente, seja para retirada de dúvidas ou para resolução de problemas.

“A experiência positiva gera uma sensação no cliente de que ele é especial para aquela marca, e quando isso acontece a lembrança que guardam da marca é a melhor, o que se traduz em retorno futuro, ou seja, tornam-se um cliente recorrente”, explica Fábio Carvalho.

Uma boa experiência também traz outros benefícios:

  • 75% dos clientes gastam mais onde possuem boas experiências;
  • Os consumidores que saem satisfeitos de uma compra indicam a marca para outras pessoas;
  • Com recorrência, indicações e reconhecimento, o número de vendas também é impulsionado.

“Quanto mais estratégias a sua marca tiver e quanto melhores forem para impactar positivamente a experiência do cliente, melhores irão ser os resultados do seu empreendimento no presente e também no futuro”, destaca o Diretor de Supply Chain da Printi. “Os concorrentes não estão perdendo tempo, não perca você também. Sua empresa depende disso”, acrescenta.

 

Por: Luis Adolfo Barbosa

Edição: Fernanda Peregrino

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