Sob o tema “Retail Unlimited”, a NRF Ásia-Pacífico 2025, realizada em Singapura, reuniu líderes do varejo da região para discutir as possibilidades ilimitadas no varejo, desde experiências aprimoradas para o cliente até estratégias de transformação digital. O evento contou com 11 palestras principais, 18 sessões paralelas e diversas apresentações de liderança de pensamento de todo continente.
Quem esteve nessa edição asiática, pôde comprovar que o varejo do futuro já está sendo moldado na Ásia. Fabiano Zortéa, especialista em varejo e coordenador do Sebrae-RS, participou do evento e ficou bastante empolgado com as tendências que estão transformando o setor. “Foi apresentado um varejo com menos foco em tecnologia e mais em entendimento da jornada do seu público. O objetivo maior é o ‘servir’ e não a venda, que se torna uma consequência do bom atendimento”, relata. Ele ainda destaca que o processo todo sempre é munido por dados. “Todas as estratégias baseadas em dados, para entender o que funciona e o que pode tornar mais efetivo para chegar na conversão e não que vise apenas a conversão”, explica.
Para Zortéa, outro ponto que impressionou não foram as tecnologias avançadas, mas a forma como as empresas asiáticas estão humanizando o atendimento. “Eles só usam a tecnologia mais robusta mesmo caso realmente vá ajudar o processo de venda para o cliente”, afirma. Observou ainda espaços onde um simples QR code conecta o consumidor a avaliações em tempo real, agregando fluidez à jornada de compra. “Em um mercado cada vez mais digital, o fator humano continua sendo diferencial competitivo”.
Principais destaques
Singapura, sede do evento, também se destacou como exemplo de eficiência urbana. Com 165 shoppings em uma área equivalente ao tamanho de Campinas, a cidade combina limpeza, sustentabilidade e organização. “No país, a sustentabilidade não é discurso, é prática cotidiana”, observa Zortéa.
O varejo nacional deve observar e aprender tudo que foi apresentado na NRF Ásia-Pacífico 2025, pois representa uma oportunidade de inovação e adaptação às tendências globais, promovendo uma experiência de compra mais personalizada e eficiente. O evento destacou a importância de adotar tecnologias emergentes e práticas sustentáveis para atender às expectativas dos consumidores modernos. (Fonte: DESTAQUE, TENDÊNCIAS E CONSUMO – por Alex Akira
Há mais trinta anos, um grupo de comerciantes Varejistas de Petrolina, percebendo, visionariamente, a amplitude na qual está terra se tornaria, reuniu-se na sede da antiga Companhia Telefônica do São Francisco, com intuito de criar uma entidade que representasse, organizasse e unisse a classe lojista.
Ler mais